Timor-Leste: Ministra da Saúde reconhece que locais para infetados com coronavírus ainda estão por preparar

A ministra interina da Saúde de Timor-Leste, Élia Amaral, reconheceu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, que os locais de isolamento para infetados com o coronavírus estão ainda por preparar. 

“Queremos montar isso rapidamente. Podemos ter acesso ao fundo de emergência e queremos ter esse espaço pronto. Esperamos fazer isso o mais rapidamente possível, mas não posso dizer quando, vamos tentar fazer o mais rápido possível”explicou, acrescentando que a equipa interministerial já fez uma proposta para recorrer ao fundo de emergência para preparar os locais de isolamento. 

Sem avançar um calendário, a governante disse que a equipa está a preparar camas e outros equipamentos para serem montados. “Algum equipamento já chegou na semana passada. Estamos a preparar a questão do isolamento”garantiu. 

Essa equipa interministerial, liderada pelo Ministério da Saúde, encontra-se em contacto com as Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) para recorrer a estruturas militares na zona de Formosa, nos arredores de Díli, em Hera (a leste da capital) e em Batugadé, junto da fronteira com Timor Ocidental. 

Inicialmente, as autoridades timorenses afirmaram que uma ala do Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, seria estabelecida para isolar casos suspeitos. No entanto, essa zona está agora ocupada por outros doentes. 

A representação da Organização das Nações Unidas em Timor-Leste também já manifestou preocupação com a falta de preparação de locais de isolamento e quarentena no país. 

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de pelo menos 2.800 mortos e mais de 82 mil infetados, de acordo com dados de mais de 40 países e territórios. A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Irão e Coreia do Sul nos últimos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin