Timor Leste

Timor-Leste: Ministro das Finanças prevê aumento de 4% do PIB

O ministro das Finanças de Timor-Leste, Rui Gomes, disse estar confiante de que a economia do país aumentará 4% em 2021. Assim, essa percentagem poderia compensar os três anos de recessão e retomar o desenvolvimento do país, explicou.

A observação foi feita durante um encontro com parceiros de desenvolvimento, tendo o governante aproveitado a ocasião para lembrar que 2020 foi um ano de “particulares desafios”, tendo um deles sido a pandemia da Covid-19, que afetou significativamente o setor financeiro.

A ligeira recuperação registada em 2019 não foi capaz de compensar a recessão dos dois anos anteriores, acabando por ter sido “simplesmente aniquilado por dez meses de duodécimos em 2020 e pela pandemia da Covid-19, que fez a economia viver a sua terceira recessão em quatro anos”.

“Timor-Leste tem que recuperar a economia e regressar ao caminho de crescimento, de um desenvolvimento mais inclusivo, com as pessoas no centro e sem que ninguém fique para trás”, realçou ainda.

As declarações foram feitas na abertura da reunião trimestral dos parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste, que pretende ser uma “plataforma de diálogo construtivo” e de consolidação das parcerias atuais.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo