Timor-Leste: MP recebe mais de 500 nomes de veteranos falsos

O Ministério dos Assuntos Combatentes da Libertação Nacional (MACLN) de Timor-Leste apresentou uma lista ao Ministério Público (MP). Há suspeitas de que nesse documento constam mais de 500 nomes de veteranos falsos, de acordo com o ministro do MACLN, Júlio Sarmento da Costa.

Como tal, partilhou, irá ser aberto um processo de inquérito. O MP suspeita assim que indivíduos se fizeram passar por veteranos, tendo falsificado documentos para obterem a pensão do Estado.

“Desde 2012 que temos recebido várias queixas por parte de veteranos e comunidades. Foram registados mais de 500 casos. Enviámos, entretanto, ao Ministério Público a lista para abrir um inquérito”, declarou o governante.

Entretanto, o Governo recebeu a lista do Conselho dos Veteranos, onde se encontram todos os nomes dos beneficiários. Na primeira fase registaram-se cerca de 75 mil nomes e na fase seguinte entraram 124.600 dados relativos a todo o território timorense.

Apesar do Conselho dos Veteranos ter feito uma verificação de aproximadamente 14 mil dados, aguarda que o Orçamento Geral do Estado seja aprovado para concluir então todo o seu processo.

Segundo os dados do MACLN, encontram-se registados atualmente 27 mil beneficiários da pensão do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV conquista 15 das 22 câmaras municipais e amplia domínio político

Cabo Verde: PAICV conquista 15 das 22 câmaras municipais e amplia domínio político

As Eleições Autárquicas 2024 redefiniram o panorama político de Cabo Verde, com o PAICV conquistando 15 câmaras, um aumento significativo…
Moçambique regista subida de 33% nas receitas de gás natural

Moçambique regista subida de 33% nas receitas de gás natural

O Relatório Semestral da Balança de Pagamento e Posição de Investimento Internacional, publicado pelo Banco de Moçambique, indica que as…
Cabo Verde: Governo atribui subsídio de regresso às aulas

Cabo Verde: Governo atribui subsídio de regresso às aulas

O Governo cabo-verdiano vai atribuir um subsídio de regresso às aulas para mitigar as despesas das famílias com o início…
Timor-Leste avança na adesão à ASEAN e à OMC

Timor-Leste avança na adesão à ASEAN e à OMC

Timor-Leste tem dado continuidade aos seus processos de integração regional e internacional através da realização de dois workshops dedicados à…