O Secretário-Geral da Fretilin, Mari Alkatiri, informou que o Ministério Público (MP) vai avançar com a notificação dos 21 deputados da bancada do CNRT e respetiva Comissão Política Nacional (CPN). O motivo deve-se ao facto de o CNRT ter acusado o político de envolvimento num esquema de suborno à petrolífera ConocoPhillips.
“O Procurador-Geral da República revelou-me que o MP tinha já em vista avançar com uma notificação aos membros parlamentares do CNRT, bem como à sua Comissão Política Nacional, mercê das duas queixas que entretanto apresentei”, explicou aos jornalistas.
“Vão, por isso, ser alvo de uma notificação, logo no arranque do mês de janeiro”, continuou.
As declarações foram feitas depois da apresentação da queixa na Procuradoria-Geral da República, em Colmera.
Esta situação que envolve membros do CNRT, liderado por Xanana Gusmão, ocorreu a 07 de julho e teve uma grande repercussão em vários órgãos de comunicação social. Segundo os documentos da empresa Oceanic Exploration, Alkatiri foi acusado de ter recebido um suborno da ConocoPhillips no valor de 2,5 milhões de dólares norte-americanos.