O Diretor-Geral do Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI), Rui Manuel Gago Exposto, afirmou que o seu ministério entregou um total de 12.890 reclamações suspensas ao Ministério da Administração Estatal (MAE). Tal foi feito com o objetivo de se verificar novamente os dados no prazo de dez dias.
“Na passada sexta-feira [18 de setembro] o Diretor-Geral da Descentralização Administrativa do MAE, juntamente com o Diretor-Geral do MSSI, realizaram um encontro para discutirem todo o processo que envolveu as reclamações. O MSSI efetuou já a entrega das 12.890 reclamações, que foram na altura suspensas, aos dirigentes do MAE para proceder à sua verificação, uma a uma”, declarou.
“Recordo aqui que a suspensão de um número elevado de reclamações se deveu, entre outras, à ausência do cartão eleitoral e falsificação de documentos”, acrescentou.
A fonte fez então um apelo ao MSSI para que desse oportunidade à equipa técnica do MAE para decidir que famílias vão ser ou não elegíveis para o pagamento do subsídio aos reclamantes.
“O MSSI efetuou a verificação de todas as reclamações de forma detalhada, uma a uma. Contudo, compete ao MAE tomar a última decisão”, explicou ainda.
“Cabe ao MAE decidir em última instância quais são as pessoas elegíveis. A maioria dos dados referentes às reclamações consta do MAE, onde está registada toda a documentação dos agregados familiares provenientes dos sucos, postos administrativos e municípios”, concluiu.
Depois da verificação dos dados por parte do MAE, referiu também, tudo será novamente enviado ao MSSI. Por sua vez, este encaminhará para o Ministério das Finanças, que terá a função de transferir o orçamento para as contas bancárias do Banco Nacional de Timor-Leste (BNTL).