Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo

Timor-Leste: Nova coligação vai apresentar a Lu-Olo resultado das conferências partidárias

A nova coligação liderada pelo Congresso Nacional de Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, vai apresentar ao Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, nesta terça-feira, 10 de março, o resultado das conferências realizadas entre os partidos coligados. 

A informação foi avançada pelo porta-voz da recente aliança, António da Conceição, que explicou que essa apresentação será feita através do envio de uma nova carta ao chefe de Estado, vinda do CNRT, onde serão divulgadas as conclusões das conferências ou congressos partidários, que decorreram no fim de semana. 

“Por causa da sessão solene, hoje, às 15h00, para prestar a última homenagem ao deputado da Assembleia Constituinte Clementino dos Reis Amaral, a nova missiva de coligação será apenas apresentada amanhã [terça-feira] ao Presidente timorense”, anunciou. 

Segundo o também secretário-geral do Partido Democrático, as forças políticas envolvidas na coligação já efetuaram as suas conferências com o objetivo de confirmarem a nova aliança partidária. Foi desta forma que preencheram um dos requisitos exigidos por Lu-Olo. 

“Cumprimos, assim, o pedido do Presidente. Caso Lu-Olo não aceite o nosso esforço, poderá avançar com outra alternativa. O objetivo é empenharmo-nos para salvar a nação”, acrescentou. 

António da Conceição disse ainda que, no momento em que o governante timorense receber a missiva, a maioria parlamentar avançará o nome do primeiro-ministro indigitado ao Presidente. Recorde-se que esse cargo é atualmente ocupado por Taur Matan Ruak.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: XII Congresso da Frelimo encerra um dia mais cedo

Moçambique: XII Congresso da Frelimo encerra um dia mais cedo

O XII Congresso da Frelimo começou na passada sexta-feira, 23 de setembro, e iria terminar na quarta-feira, dia 28. No…
Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

O Ministério das Finanças de Cabo Verde registou uma queda de 30% nos donativos internacionais recebidos até julho, comparativamente ao…
Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

O primeiro secretário distrital do Rangel do MPLA, Josué Gourgel, está a ser vigiado pelo Serviço de Inteligência e Segurança…
Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) partilhou a sua preocupação em relação à forma como tem sido implementada a…