SONY DSC

Timor-Leste: Novo executivo promove cooperação trilateral com a Austrália e a Indonésia

Francisco Lu-Olo, presidente timorense, declarou que o país iria reforçar a cooperação “trilateral” entre Timor-Leste, a Austrália e a Indonésia, de forma a “melhorar o crescimento económico” do país “nos próximos cinco anos”.  

Lu-Olo referiu a necessidade de promover de forma mais célere a “adesão de Timor-Leste” à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), garantindo  a segurança e estabilidade regionais.  

Nesse sentido, Dionísio Babo Soares, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do executivo liderado por Taur Matan Ruak, sublinhou que o novo governo iria concertar esforços para “concretizar a adesão à ASEAN”. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu também a necessidade de “estreitar laços” com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como os EUA e a União Europeia.  

O modelo de cooperação trilateral (Timor-Leste, Austrália e Indonésia) vinha sendo desenvolvido pelos anteriores executivos timorenses.  

Em 2013, José Luís Guterres, o então ministros dos Negócios Estrangeiros timorense, disse que se pretendia implementar o modelo de cooperação trilateral “em todas as áreas”.

À data, Guterres referiu que: “Para Timor-Leste, a cooperação com a Austrália é extremamente importante”, bem como a Indonésia, estando a diplomacia timorense a fazer “o possível para haver uma cooperação trilateral em todas as áreas”.

O então MNE referiu que o Estado timorense estava “extremamente satisfeito com os programas de cooperação que tem com a Austrália”.

Refira-se que a Indonésia é um dos países-membros da ASEAN, em conjunto com a Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Myanmar, Camboja, Laos e Vietnam.  

A ASEAN estabeleceu também um acordo de cooperação com a União Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin