O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, partilhou nesta quinta-feira, 27 de maio, que a taxa de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2021 já atingiu os 25%.
“Executámos, até agora, contando com compromissos e obrigações do Estado, o equivalente a 25%. Considero esta execução muito baixa. O Governo está a esforçar-se para aumentar o nível de execução até ao fim do ano. Por isto, o Parlamento Nacional questionou o fraco nível de execução do Executivo”, afirmou.
As declarações foram feitas aos jornalistas depois da reunião entre Ruak e o Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, no Palácio Presidencial, em Díli.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a presença da Covid-19 contribuiu para uma execução menor da orçamentação governamental de 2021 para várias atividades. O chefe do Executivo acrescentou que o Governo já começou a estudar sobre a preparação do OGE de 2022.
“O Governo esforçar-se-á para apresentar a jornada orçamental de 2022 no mês de julho ao Parlamento Nacional, segundo a lei”, esclareceu.