Timor-Leste: OGE 2021 começa a ser executado hoje

Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021, aprovado pela Lei n.º 14/2020, de 29 de dezembro, entra em vigor nesta segunda-feira, 11 de janeiro. O Decreto do Governo n.º 1/2021, que estabelece as regras de execução do documento em questão, foi publicado na passada sexta-feira, dia 08. 

O diploma aplica-se aos orçamentos dos órgãos e serviços da Administração Central, da Região Administrativa Especial de Oecusse Ambeno (RAEOA) e da Segurança Social. 

O objetivo é assegurar um efetivo e rigoroso controlo orçamental e, ao mesmo tempo, simplificar os procedimentos de execução orçamental, dando continuidade às mudanças iniciadas no ano passadopara facilitar assim a execução do OGE para 2021 pelos órgãos e serviços do Setor Público Administrativo. 

Uma das principais alterações em relação ao Decreto do Governo que definiu as regras de execução do OGE 2020 é o facto de existir apenas dois regimes financeiros, que são os Serviços Sem Autonomia Financeira (SSAF) e Órgãos, Serviços e Fundos Autónomos (OSFA), em vez dos três regimes existentes anteriormente. 

A RAEOA e a Segurança Social têm regimes financeiros próprios, mas enviam informação sobre execução orçamental ao Ministério das Finanças. 

Outra das mudanças consiste no aumento da flexibilização da execução orçamental, com uma maior flexibilização na definição dos montantes dos avisos de autorização de despesa, bem como um aumento das obrigações de reporte, que passa a ser mensal sobre a execução orçamental, trimestral sobre o desempenho dos programas e subvenções públicas e semestral quanto à informação relacionada com dívida não financeira e património.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin