Timor-Leste: ONG La’o Hamutuk pede apoios prioritários para os necessitados

A Organização Não Governamental (ONG) La’o Hamutuk defende que o apoio económico do Governo timorense no âmbito da Covid-19 deve priorizar as populações mais vulneráveis, principalmente os trabalhadores do setor informal e as populações rurais.

Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, a ONG fez estas e outras recomendações, numa altura em que o Governo está a considerar possíveis medidas de apoio económico em resposta à Covid-19.

A ONG referiu que o apoio “não deve apenas considerar empresas em Díli”, uma vez que “a maioria dos agregados familiares em Timor-Leste depende do setor informal, incluindo quiosques, vendedores ambulantes, mercados, táxis, microlets, agricultores e trabalhadores domésticos, que estão fora da economia formal”.

Como tal, e para impedir a possível discriminação entre o setor formal, “que emprega menos de 20% da população”, o Governo deve dar “assistência financeira a todos”.

Se não for possível controlar os preços, acrescentou, devem ser distribuídos bens essenciais à população, muitos dos quais podem ser comprados localmente, o que ajuda a promover a “soberania alimentar e, a longo prazo, a reduzir as importações”.

A La’o Hamutuk sugeriu igualmente que se evitem empréstimos de instituições internacionais, como o Banco Mundial ou o Banco Asiático de Desenvolvimento. Caso sejam feitos, esses fundos devem apoiar a economia local e evitar que “grandes empresas” não tenham “vantagens injustas” no acesso ao crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin