Os deputados timorenses aprovaram nesta terça-feira, 06 de abril, um voto de pesar pelas vítimas das cheias ocorridas no domingo, dia 04, em diversas zonas do país. A aprovação decorreu através de 45 votos a favor.
“O Parlamento Nacional aprovou um voto de pesar pelas vítimas das cheias e pelos 27 mortos em todo o território”, declarou o Presidente do Parlamento, Aniceto Guterres Lopes.
Por sua vez, o deputado Joaquim dos Santos, da Fretilin, afirmou que desde o Primeiro Governo Constitucional foram sempre aprovadas verbas para drenagem e saneamento em Díli, capital do país. No entanto, os desastres naturais continuam a acontecer no território timorense.
“Peço aos responsáveis que apliquem o orçamento com dignidade e seletividade. A má gestão por parte do Governo causa sofrimento ao povo”, apelou.
O político pediu ainda ao ministro dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, Francisco Jerónimo, o controlo das inundações em Díli.
Por sua vez, o deputado Gabriel Soares, do CNRT, lembrou que o município de Manatuto teve 11 óbitos no seguimento das inundações. “Foi encontrado um morto. Continuam as buscas para resgatar os dez restantes da ribeira de Manatuto”, partilhou.