Timor-Leste: Parlamento autoriza Lu-Olo a renovar Estado de Emergência

Parlamento timorense autorizou nesta quarta-feira, 30 de junho, o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a renovar a declaração do Estado de Emergência pela 15.ª vez desde o surgimento da pandemia da Covid-19 no país. 

O Estado de Emergência vai entrar em vigor a partir das 00:00 horas de 02 de julho e terminará a 31 de julho. Para renová-lo foram necessários os pareceres positivos do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança. 

A proposta de Lei para a autorização da renovação da declaração do Estado de Emergência foi aprovada com 35 votos a favor, 20 abstenções e nenhum voto contra. 

Na mensagem endereçada ao Parlamento Nacional, Lu-Olo declarou que, uma vez que se mantêm “as causas determinantes que justificaram a declaração do Estado de Emergência e as suas renovações, ainda em vigor, se torna absolutamente necessário, tendo em vista a proteção da saúde pública, uma renovação por igual período”

“Teremos, pois, de dar ao Governo adequados mecanismos de vigilância epidemiológica, de forma a prevenir e a reduzir as oportunidades de importação e propagação do vírus”, defendeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin