Timor-Leste: Parlamento elege pela primeira vez uma mulher como Provedora de Direitos Humanos e Justiça

O Parlamento Nacional de Timor-Leste elegeu pela primeira vez esta segunda-feira, 05 de novembro, uma mulher para chefiar a Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ). Jesuína Maria Ferreira Gomes venceu a segunda volta da votação secreta realizada em sessão plenária, tendo derrotado a segunda figura principal da PDHJ, Horácio de Almeida, com 38 contra 23 votos.

A nova provedora, que era, até ao momento, adjunta da Provedoria da Boa Governação, obteve 31 votos na primeira volta, contra os 20 de Horácio de Almeida. O ex-secretário de Estado da Juventude, Nívio Magalhães, teve três pontos, tal como a mulher do atual primeiro-ministro, Isabel da Costa Ferreira. Nenhum dos 11 candidatos ao cargo conseguiu mais de 50% dos votos dos deputados em efetividade de funções (33 em 65) na primeira volta, o que levou o sufrágio à segunda volta.

Jesuína Gomes vai assim substituir Silvério Pinto Batista, que tinha sido eleito pelo Parlamento para Provedor dos Direitos Humanos e Justiça a 27 de outubro de 2014.

A PDHJ “tem por objetivo melhorar os padrões de direitos humanos e de boa governação pelo exercício de programas ativos de monitoria e prevenção em parceria com as instituições chaves do Estado”, para “melhorar os padrões dessas instituições e de reduzir tanto a frequência como a seriedade das infracções/violações de direitos humanos e de boa governação em todo o território”, pode ler-se no site da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…
Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

Moçambique: Frelimo defende união dos partidos para solucionar desemprego

O reeleito secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, defende a união de esforços dos partidos moçambicanos para encontrarem soluções no acesso…
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa na Noite Europeia de Investigadores

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa na Noite Europeia de Investigadores

No âmbito da edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira…
Brasil: Véspera de eleições

Brasil: Véspera de eleições

Voto útil e decisão na primeira volta são temas centrais nas eleições presidenciais brasileiras Sondagem do Datafolha divulgada no dia…