O Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Aniceto Guterres, empossou nesta segunda-feira, 16 de agosto, o novo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Agostinho Belo. Foram igualmente empossados alguns comissários, para um mandato de cinco anos.
“O atual Presidente da CNE, Alcino Barris, terminou já o seu mandato, enquanto o novo Presidente da CNE e os seus comissários tomaram hoje posse. Esta cerimónia constitui também a primeira reunião da nova estrutura da CNE, de acordo com a legislação”, afirmou Aniceto Guterres no discurso proferido no Parlamento.
O dirigente lembrou ainda que a CNE realiza o seu trabalho como um órgão independente e que cada membro da comissão assume as funções de acordo com os princípios da CNE.
Por sua vez, o novo Presidente da CNE, José Agostinho Belo, manifestou a sua apreciação pelo apoio do Parlamento. “No nosso mandato pretendemos realizar as eleições presidenciais e parlamentares com sucesso, e principalmente as funções que nos serão atribuídas. Enquanto comissários, juntamente com o órgão eleitoral STAE [Secretariado Técnico da Administração Eleitoral], organizaremos as eleições de forma adequada, conforme as competências de cada um”, assegurou.