Os representantes do povo timorense no Parlamento aprovaram nesta segunda-feira, 21 de junho, um voto de congratulação pela recondução de António Guterres no cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por mais cinco anos.
O voto foi aprovado através de 49 votos a favor, zero contra e zero abstenções. A afirmação desta aprovação foi feita pelo Presidente do Parlamento Nacional, Luís Roberto.
Por sua vez, o líder da bancada da Fretilin, Francisco Miranda Branco, disse que Guterres é “uma figura importante” no processo da luta pela libertação nacional de Timor-Leste, além de dar “prioridade à política no combate às alterações climáticas e defende os direitos humanos e o processo de desenvolvimento”.
Já o chefe da bancada do CNRT, Duarte Nunes, destacou o trabalho de Guterres no seu primeiro mandato, na vitória que o país teve “sobre a fronteira marítima”.
O dirigente do Partido Democrático, António da Conceição, declarou que o Secretário-Geral da ONU “merece o voto de congratulação”, sendo “um orgulho para o povo timorense” e “um líder da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”.
António Guterres, de 72 anos, foi reconduzido na passada sexta-feira, dia 18, como Secretário-Geral da ONU, através do voto favorável e unânime dos 173 Estados-membros da organização fundada a 04 de outubro de 1945.