Timor-Leste: Parlamento repudia violência contra profissionais de saúde

O Parlamento timorense condenou nesta segunda-feira, 10 de maio, os casos de violência verbal e física contra profissionais de saúde envolvidos no combate à Covid-19. Assim, aproveitou a ocasião para pedir mais colaboração à população e também medidas adicionais de proteção ao Governo. 

Lamentavelmente, e contrariando o espírito de comunidade e entreajuda que caracteriza o nosso povo, profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à Covid-19 foram alvo de atos de violência física e verbalpode ler-se no texto aprovado em plenário, através de 44 votos a favor e uma abstenção. 

Estes atos isolados contra os profissionais que diariamente trabalham junto da população para proteção da saúde de todos são para todos nós fonte de preocupação e merecem o nosso repúdio e condenaçãolê-se ainda. 

A resolução foi aprovada numa altura de grande contestação às medidas aplicadas contra a pandemiaprincipalmente devido ao impacto socioeconómico das mesmas na população. Tal tem causado incidentes de desobediência e ataques verbais e físicos a profissionais de saúde. 

O sucesso do combate à pandemia da doença Covid-19 e a redução da transmissão do vírus dependem do sentido de responsabilidade e disciplina de cada um de nós, do cumprimento pelas normas decretadas e da colaboração com os profissionais que diariamente se dedicam à prevenção e combate à pandemiaé realçado. 

O texto manifesta igualmente apoio incondicional aos profissionais de saúde, agentes das forças de segurança e das forças armadas, agentes da proteção civil, trabalhadores dos centros de quarentena e locais de isolamento, que diariamente estão na linha da frente. 

Timor-Leste tem, atualmente, 1.540 casos ativos de Covid-19 um total de 3.227 registados desde março do ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo mantém universalidade de Subsídio de Fim de Ano

Timor-Leste: Governo mantém universalidade de Subsídio de Fim de Ano

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 28 de setembro, pequenas alterações legislativas para reiterar o cariz universal do “Subsídio de…
Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

Portugal e Angola assinam Plano de Ação para dinamizar o Turismo

O Turismo de Portugal e o Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR) de Angola assinaram um Plano de Ação para dinamizar…
Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia unem-se para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia começaram a partilhar a partir desta terça-feira, 27 de setembro, estratégias de Defesa e Segurança para o…
Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…