Timor-Leste: PIB aumentou 1,5% em 2021

O Governo timorense divulgou um comunicado com a informação de que o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 1,5% em 2021. A explicação dada para esse aumento foi a dos danos causados pelas cheias e a imposição de restrições contra a Covid-19, como estados de emergência, confinamentos obrigatórios e cercas sanitárias. 

Os dados anotados pela Direção-Geral de Estatística do Ministério das Finanças indicam que a taxa de crescimento do PIB subiu devido ao contributo do consumo final dos setores público e privado. 

“Devido aos gastos relativos à Covid-19, o consumo público subiu 6,2%, contribuindo para o aumento de emprego e de consumo de bens e serviços”, lê-se no documento, divulgado pela “Tatoli”. 

Quanto ao crescimento per capita, houve uma subida de 2,4%. Tal ter-se-á devido ao “apoio sólido do Governo aos agregados familiares, através da transferência de bens e subsídios e da reativação das atividades económicas familiares”

As exportações cresceram 26%, devido principalmente à produção de café de 2021. Já a importação desdeu 40,7%, comparativamente a 2020. 

No entanto, o comunicado indica que os dados apresentados são preliminares e que os dados finais do PIB de 2021 só serão publicados em setembro. “A versão final será mais clara e exata, porque incluirá todos os dados, especialmente os dados relativos à Produção (Pesquisa das Atividades Empresariais)”, avisa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin