O Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero de Timor-Leste teve uma quebra de 8,5% em 2020, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 e ainda à crise política existente no país.
“O PIB não petrolífero registou um crescimento negativo de -8,5% em termos constantes, comparativamente ao crescimento de 1,8% registado em 2019. Uma queda significativa nos investimentos impulsionou o crescimento económico negativo”, indicam os dados preliminares do Ministério das Finanças.
Numa nota publicada pela Direção de Estatísticas, o referido ministério salientou que a descida no PIB não petrolífero deveu-se a uma redução de quase 50% no investimento público e de quase 40% do investimento privado.
“Os investimentos privados foram os mais foram atingidos pelos impactos combinados da incerteza política e do estado de emergência em resposta à contenção da pandemia covid-19, particularmente no segundo trimestre de 2020”, lê-se.
Isto porque muitas empresas tiveram de reduzir horários, ou até mesmo de encerrar, apesar de “algumas ajudas financeiras por parte do Governo”.
É igualmente mencionada a aplicação de um regime duodecimal durante os primeiros dez meses do ano, devido à instabilidade política, a par dos efeitos da pandemia da Covid-19.