O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças.
“A economia de Timor-Leste começa a recuperar do efeito combinado do ciclone Seroja, da fraca execução do Orçamento do Estado, em particular capital de desenvolvimento, e do impacto da pandemia da Covid-19 em 2021”, pode ler-se numa nota de análise preliminar à situação macroeconómica, enviada à “Lusa”.
Ainda de acordo com o referido ministério, o crescimento da economia deve-se principalmente aos últimos três trimestres do ano, que compensaram um recuo significativo entre janeiro e março.
Concluiu-se que a economia não-petrolífera timorense recuou 11,3% no primeiro trimestre, crescendo depois 5,9% entre abril e junho, 4,2% no terceiro trimestre e 10,9% nos últimos três meses de 2022.
“Esta estimativa baseia-se nos dados preliminares e nos indicadores relativos aos primeiros três trimestres e em alguns pressupostos para o quarto trimestre”, esclareceu o Governo, salientando que os valores finais podem ainda ser ajustados.
Os dados divulgados indicam um valor acima das previsões iniciais do Governo, que previu um crescimento de 3,3% do PIB não petrolífero em 2022.