O Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Timor-Leste desceu, no último ano, para níveis de há 12 anos. O motivo deve-se à fraca economia timorense, que se encontra em contração ou estagnação desde 2017 e que agravou significativamente com a pandemia da Covid-19.
De acordo com estimativas de economistas, a situação ainda pode agravar. As restrições sanitárias mantêm empresas fechadas e o confinamento em Díli, capital do país.
As contrações económicas registadas em 2017 e em 2018 deveram-se ao impasse político que Timor-Leste tem atravessado. Em 2019 houve uma estagnação.
Depois, com a pandemia, o cenário piorou, uma vez que o país já não se encontrava bem a nível económico. Em 2020 o recuo económico foi de cerca de 7%, o que, somado ao crescimento populacional, levou a uma queda do PIB per capita de 9%.
A situação económica tem melhorado ligeiramente na reta final desse ano e no início de 2021. No entanto, devido ao aumento de casos de Covid-19 e, consequentemente, das medidas de restrição, não é possível fazer previsões a longo prazo.
One Comment
[…] citar o Timor Leste como um exemplo de um país que tem uma taxa de IRC fixa de 10%, apesar de ter regredido 12 anos (PIB per capita) em 2020 devido à pandemia. 10% é menos do que o valor da taxa mínima […]