Timor Leste

Timor Leste: PLP e Fretilin unem-se para resolver crise política do país

O líder do PLP e atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, decidiu reunir-se com o presidente da Fretilin, Mari Alkatiri, para assinarem um acordo de “plataforma de entendimento” como solução para o impasse político existente em Timor-Leste, bem como para melhor o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Alkatiri, a nova plataforma pretende ajudar a ultrapassar o atual impasse político e a “situação de pré-emergência que se vive relativamente ao Covid-19”. O político apelou à colaboração de todos no combate ao surto iniciado na China, através de medidas adicionais de proteção e de higiene, e ainda da solidariedade com família, amigos, vizinhos e colegas.

“Estamos hoje numa luta muito importante contra o Covid-19 e cada um de nós tem que ser combatente contra o coronavírus”, realçou.

Por sua vez, Matan Ruak lembrou que o chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020, ocorrido em janeiro, marcou o fim da aliança de maioria parlamentar (PLP, CNRT e KHUNTO). “O partido CNRT retirou a confiança ao VIII Governo que eu lidero, retirando assim a confiança ao primeiro-ministro”, declarou o chefe do Governo, que está demissionário desde 22 de janeiro.

A mesma fonte garantiu que o PLP está “pronto para trabalhar com a Fretilin para abrir uma nova oportunidade para encontrar uma solução”, cuja definição caberá ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo.

Recorde-se que Timor-Leste já tem um caso confirmado de coronavírus. O paciente, que apresenta sintomas ligeiros, encontra-se em isolamento e sob monitorização médica.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo