Timor-Leste: Porto de Tibar entra em funcionamento em dez dias

O porto timorense de Tibar, maior infraestrutura do país, está pronto para entrar em funcionamento pleno a 30 de setembro. A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração da Timor Port, Laurent Palayer. 

“Fizemos no final da semana passada os primeiros testes de descarga com dois navios da linha Mariana, subsidiária da PIL. Descarregámos cerca de 500 contentores em menos de 24 horas para cada navio e carregámos 22 contentores cheios para exportação”, disse à “Lusa”.  

“Estamos muito contentes e as autoridades também estão muito contentes. Aguardamos agora a certificação para operar em pleno a 30 de setembro. A partir daí, deixaremos de ter atracagem de navios mercantes no porto de Díli”, acrescentou. 

As duas gruas pórtico de descarga de contentores, instaladas no cais do porto de Tibar, nos arredores de Díli, são atualmente a estrutura mais alta do país. Têm 80 metros de altura, sendo o elemento mais visível da infraestrutura. 

Trata-se do primeiro grande projeto de Timor-Leste em modelo de parceria público-privada, realizado entre o Governo timorense e a francesa Bolloré. Espera-se que a partir de 30 de setembro todos os navios de carga comecem a descarregar em Tibar.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin