O porto timorense de Tibar, maior infraestrutura do país, está pronto para entrar em funcionamento pleno a 30 de setembro. A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração da Timor Port, Laurent Palayer.
“Fizemos no final da semana passada os primeiros testes de descarga com dois navios da linha Mariana, subsidiária da PIL. Descarregámos cerca de 500 contentores em menos de 24 horas para cada navio e carregámos 22 contentores cheios para exportação”, disse à “Lusa”.
“Estamos muito contentes e as autoridades também estão muito contentes. Aguardamos agora a certificação para operar em pleno a 30 de setembro. A partir daí, deixaremos de ter atracagem de navios mercantes no porto de Díli”, acrescentou.
As duas gruas pórtico de descarga de contentores, instaladas no cais do porto de Tibar, nos arredores de Díli, são atualmente a estrutura mais alta do país. Têm 80 metros de altura, sendo o elemento mais visível da infraestrutura.
Trata-se do primeiro grande projeto de Timor-Leste em modelo de parceria público-privada, realizado entre o Governo timorense e a francesa Bolloré. Espera-se que a partir de 30 de setembro todos os navios de carga comecem a descarregar em Tibar.
One Comment
Muito bem