A construção do Porto de Tíbar já alcançou os 62,26% até julho, de acordo com o documento divulgado pelo Ministério das Finanças de Timor-Leste. A conclusão desta obra está prevista para maio de 2022.
O Governo timorense já desembolsou, entre agosto de 2019 e maio deste ano, 64,7 milhões de dólares norte-americanos para as obras feitas pela empresa Timor Port SA, concessionária do projeto de Parceira Público-Privada do Porto da Baía de Tíbar. O dinheiro saiu da conta de garantia do Fundo de Viabilidade gerido pelo Ministério das Finanças.
“Quando a construção terminar e começarem as operações, o Porto da Baía de Tíbar substituirá o de Díli para que sejam permitidas as atividades de importação e exportação com capacidade anual de carregamentos de um milhão de contentores”, lê-se no documento.
A obra vai facilitar a eficiência dos serviços alfandegários e das atividades comerciais. “Esta eficiência é considerada um passo importante para o Ministério das Finanças no âmbito da reforma fiscal e da gestão das finanças públicas. Ajuda o Governo e os utilizadores do Porto a arrecadarem receitas de forma mais rápida, justa e transparente”, disse.