Timor-Leste: Porto de Tíbar poderá abrir em junho

A construção do Porto de Tíbar já alcançou os 62,26% até julho, de acordo com o documento divulgado pelo Ministério das Finanças de Timor-Leste. A conclusão desta obra está prevista para maio de 2022.

O Governo timorense já desembolsou, entre agosto de 2019 e maio deste ano, 64,7 milhões de dólares norte-americanos para as obras feitas pela empresa Timor Port SA, concessionária do projeto de Parceira Público-Privada do Porto da Baía de Tíbar. O dinheiro saiu da conta de garantia do Fundo de Viabilidade gerido pelo Ministério das Finanças.

“Quando a construção terminar e começarem as operações, o Porto da Baía de Tíbar substituirá o de Díli para que sejam permitidas as atividades de importação e exportação com capacidade anual de carregamentos de um milhão de contentores”, lê-se no documento.

A obra vai facilitar a eficiência dos serviços alfandegários e das atividades comerciais. “Esta eficiência é considerada um passo importante para o Ministério das Finanças no âmbito da reforma fiscal e da gestão das finanças públicas. Ajuda o Governo e os utilizadores do Porto a arrecadarem receitas de forma mais rápida, justa e transparente”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV manifesta-se contra OE 2022

Cabo Verde: PAICV manifesta-se contra OE 2022

A discussão na generalidade da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2022 vai começar esta quarta-feira, 24 de novembro, no Parlamento…
Moçambique: Presidente da República visitou Malawi

Moçambique: Presidente da República visitou Malawi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efetou entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, uma visita de…
Moçambique: PIB regista aumento de 3,26% no terceiro trimestre

Moçambique: PIB regista aumento de 3,26% no terceiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique informa que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,26% no terceiro trimestre de 2021.  “O…
Afeganistão recebe 539 milhões de euros arrecadados pela ONU

Afeganistão recebe 539 milhões de euros arrecadados pela ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou há dois meses para que os países ajudassem financeiramente o Afeganistão, que está a atravessar…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin