Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo

Timor-Leste: PR agradece aos profissionais que combatem a Covid-19

O Presidente da República de Timor-Leste agradeceu aos profissionais que estão na linha da frente, em todo o mundo, contra a Covid-19Francisco Guterres Lu-Olo partilhou a dor com quem perdeu familiares para o novo coronavírus. 

“Em nome do meu povo, agradeço e presto homenagem a todas e todos que se encontram na linha da frente e partilho a dor com todos quanto perderam os seus entes queridos”, começou por dizer na mensagem para a 75.ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. 

“Ao medo e à insegurança que se apossaram das pessoas, os sistemas de saúde foram fragilizados e o tecido socioeconómico totalmente abalado, provocando a perda de milhões de empregos”, acrescentou. 

O governante lembrou que Timor-Leste confirmou o primeiro caso de Covid-19 a 21 de março. Recordou igualmente que os timorenses já tinham tomado medidas antes da declaração do primeiro estado de emergência. 

Lu-Olo disse ainda que, na prevenção e combate à Covid-19, o Governo trabalhou em colaboração com a Organização Mundial da Saúde. As fronteiras foram fechadas e criaram-se centros de quarentena e isolamento, bem como equipas para sensibilizarem os cidadãos, além da criação do Centro Integrado de Gestão de Crise. 

O chefe de Estado lembrou também o apoio de parceiros internacionais a nível de recursos humanos e de equipamentos necessários pra o combate à pandemiaentre os quais a União Europeia, Austrália, Cuba, Estados Unidos da América e China. O território timorense já não tem casos positivos de Covid-19, tendo registado 27 no total, desde março, estando todos recuperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin