O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, que vai aproveitar a participação no Fórum Económico Mundial, na Suíça, para partilhar as novas oportunidades económicas do seu país.
“Mais do que encontros com chefes de Estado, estou mais interessado em encontros com o mundo empresarial e de negócios, os grandes investidores, na área da digitalização, tecnologias de informação, bancos e financiamento”, declarou à “Lusa”.
“Vou igualmente dar a conhecer o impacto da adesão de Timor-Leste à ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático], que reflete o sucesso da diplomacia timorense nas suas relações, sobretudo com a Indonésia e outros países da região e dar a conhecer as oportunidades de Timor-Leste”, acrescentou.
O governante partiu hoje de Díli para a Suíça, sendo participante a convite do presidente do Fórum Económico Mundial, Klaus Schwab. O evento decorre de 16 a 20 de janeiro e o tema debatido é “Cooperação em um mundo fragmentado”.
“As grandes vantagens de Davos têm a ver com a rede de contactos que se estabelece, o ‘network’ com os presentes. Terei igualmente oportunidade de dialogar com a equipa de George Soros [empresários dos EUA] que está a fazer um estudo sobre novas estratégicas económicas para Timor-Leste”, prosseguiu.