O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, declarou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) necessita de infraestruturas adequadas para poder trabalhar no combate ao crime. A observação foi feita à margem da inauguração do novo edifício do Gabinete Central de Combate à Corrupção e à Criminalidade Organizada da PGR, em Díli.
“É preciso melhorar as infraestruturas físicas e tecnológicas e utilizá-las para a efetividade dos serviços”, disse Lu-Olo, citado pelo site “Tatoli”.
Ainda de acordo com o chefe de Estado, as infraestruturas físicas são essenciais para que a PGR disponha de equipamentos adequados e para que os procuradores e oficiais do ministério tenham um melhor desempenho das suas responsabilidades.
Por sua vez, o Procurador-Geral da República, Alfonso Lopez, afirmou que o novo edifício ajuda a preservar as provas forenses de casos complexos de criminalidade. “A equipa de combate ao crime vai realizar um trabalho qualificado. As novas instalações garantem o bom tratamento das provas e o registo informático dos crimes”, assegurou.
A construção das novas instalações, realizada pela empresa Bobolaik, começou a 17 de outubro de 2019 e terminou a 29 de setembro de 2021.