O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, recebeu nesta segunda-feira, 07 de junho, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno, na sua residência oficial.
A reunião decorreu no âmbito da preparação da participação de Timor-Leste na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta cimeira está marcada para 16 e 17 de julho, em Luanda, capital angolana.
A data escolha assinala os 25 anos da CPLP, criada a 17 de julho de 1996. Durante o evento o político Zacarias Albano da Costa, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, vai suceder ao português Francisco Ribeiro Telles no cargo de Secretário Executivo da CPLP.
Também Cabo Verde terminará oficialmente nessa altura o seu mandato, assumindo Angola a presidência rotativa da comunidade lusófona.
Ruak e Magno analisaram questões relacionadas com a organização da participação de Timor-Leste na Cimeira e da futura liderança do Secretariado Executivo da CPLP, que estará pela primeira vez a cargo do país. Sabe-se que dois dos temas do evento de julho vão ser o Acordo sobre a Mobilidade entre os países da CPLP e o combate à pandemia da Covid-19.