Timor-Leste prepara participação na Cimeira da CPLP

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, recebeu nesta segunda-feira, 07 de junho, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno, na sua residência oficial. 

A reunião decorreu no âmbito da preparação da participação de Timor-Leste na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta cimeira está marcada para 16 e 17 de julho, em Luanda, capital angolana. 

A data escolha assinala os 25 anos da CPLP, criada a 17 de julho de 1996. Durante o evento o político Zacarias Albano da Costa, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, vai suceder ao português Francisco Ribeiro Telles no cargo de Secretário Executivo da CPLP. 

Também Cabo Verde terminará oficialmente nessa altura o seu mandato, assumindo Angola a presidência rotativa da comunidade lusófona. 

Ruak e Magno analisaram questões relacionadas com a organização da participação de Timor-Leste na Cimeira e da futura liderança do Secretariado Executivo da CPLP, que estará pela primeira vez a cargo do país. Sabe-se que dois dos temas do evento de julho vão ser o Acordo sobre a Mobilidade entre os países da CPLP e o combate à pandemia da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin