Timor-Leste: Presidente da República atribui posse ao novo Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, deu esta segunda-feira, 29 de outubro, posse ao coronel Calisto Santos Coli como Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), que substituiu assim o brigadeiro-general Falur Rate Laek, atual vice-chefe do Estado-Maior General das F-FDTL.

O Chefe de Estado elogiou o coronel, tendo afirmado que Santos Coli foi “um compatriota que, naquelas horas difíceis da luta de libertação nacional, se empenhou nela, exercendo funções tanto de cariz militar como de clandestino”. A cerimónia foi realizada no Palácio Presidencial, na presença das principais figuras de Estado, responsáveis militares, veteranos da luta pela independência, representantes do corpo diplomático e ex-titulares de órgãos de soberania.

Francisco Guterres realçou que o cargo atribuído é “da maior importância na direção” das F-FDTL e que o coronel terá a importante tarefa de garantir que o “desenvolvimento e modernização das Forças Armadas, como dignas continuadoras do espírito, dos valores e determinação das gloriosas FALINTIL [Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste], sejam levadas a cabo de uma forma serena, mas decidida, tendo em conta os interesses da defesa do país”.

“O Estado-Maior Coordenador Conjunto constitui o órgão de planeamento, coordenação, controlo da atividade de Estado-Maior e das Componentes, contribuindo para o apoio à decisão do CEMGFA [Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas] no âmbito do processo da reorganização da estrutura superior das Forças de Defesa, da gestão dos recursos e das infraestruturas, da instrução e doutrina e do planeamento e treino da Componente Operacional do Sistema de Forças”, acrescentou ainda o Presidente de Timor-Leste.

O coronel Calisto Santos Coli tem estado interinamente nestas funções, mas só agora assumiu formalmente a posição de Chefe do Estado-Maior das F-FDTL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…
Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…
ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

O representante especial adjunto do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Afeganistão, Markus Potzel, afirmou que a…
NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…