Timor-Leste: Primeiro-ministro ainda tem meta de criar 300 mil empregos até 2023

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, afirmou que mantém o objetivo de criar 300 mil empregos durante a atual legislatura, que termina em 2023, bem como o crescimento económico a 7% por ano, de acordo com as linhas orientadoras do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020.

As duas metas integram um novo livro com as “linhas de orientação para elaboração da proposta do Orçamento 2020-2023”, que foi preparado pelo gabinete de Matan Ruak em junho e serve de guia à preparação das contas pública deste ano.

O país está em duodécimos desde 01 de janeiro, tendo registado uma contração económica em 2018, devido à crise política que atravessa, e uma ligeira recuperação em 2019. No entanto, a pandemia da Covid-19 deverá fazer com que 2020 acabe com um novo recuo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O Governo está a preparar uma nova proposta de OGE para este ano, que deverá ser submetida ao Parlamento em setembro, de acordo com o primeiro-ministro. Recorde-se que a primeira foi chumbada no Parlamento em janeiro, o que aumentou ainda mais a instabilidade política.

Mesmo com o novo contexto económico e a crise política ter marcado os primeiros dois anos do Executivo, que só ficou completo na semana passada, o novo documento de linhas orientadoras é praticamente idêntico ao que foi lançado por Matan Ruak há um ano, mantendo-se a promessa de criar 300 mil empregos até 2023, ou 60 mil por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

A UNICEF avança, através de um comunicado de imprensa, que o conflito na Ucrânia já causou em uma semana mais…
Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

As principais bolsas europeias estiveram a negociar nesta sexta-feira, 04 de março, em forte baixa. O motivo deve-se ao ataque…
Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Na Guiné-Bissau a “ANG” escreve “Covid-19: Governo renova vigência de Estado de Alerta em Saúde Pública que terminaria no sábado”.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin