Timor Leste

Timor-Leste: Primeiro-ministro apela à união para vencer desafios nacionais

Taur Matan Ruak

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, apelou à “união e mobilização de todos” para “vencer o desafio do desenvolvimento” timorense, tendo apresentado esta semana no Parlamento Nacional uma nova proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020 que considera ser “realista” e que responderá às necessidades do país. 

Segundo o governante, as medidas orçamentais assentam na procura entre “o necessário equilíbrio e compromisso entre o cumprimento dos objetivos programáticos” e as preocupações levantadas pelos deputados sobre “sustentabilidade do fundo petrolífero e da qualidade da despesa pública”. 

Matan Ruak frisou que o Governo está “consciente da importância de dotar o Estado, tão rapidamente quanto seja possível, de um Orçamento que assegure a sua normal atividade financeira”, mas que ainda não possui os recursos financeiros necessários para tal. 

O político realçou que a proposta que começou a ser debatida na generalidade na quarta-feira, 15 de janeiro, é “mais conservadora”, mas que a mesma responde “às necessidades mais imediatas dos tecidos económico e social, reunindo as condições necessárias para a sua viabilização parlamentar e promulgação presidencial”. 

Se tiverem de ser efetuadas melhorias ou alterações, defendeu, estas devem ser realizadas num ambiente de “diálogo profícuo” entre Governo e deputados.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo