Timor Leste

Timor-Leste: Primeiro-ministro declara que país abriu novo capítulo de desenvolvimento

Taur Matan Ruak

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, afirmou que Timor-Leste abriu um novo capítulo de desenvolvimento em paz e segurança após 20 anos da conquista do referendo de independência.

“Apesar das dificuldades e desafios, abrimos já um novo capítulo no desenvolvimento do país, onde beneficiamos de paz, segurança e uma economia em crescimento. Timor-Leste continua a ser um caso de sucesso das Nações Unidas e, ao mesmo tempo, um exemplo para o mundo”, sublinhou, através de uma curta mensagem divulgada por ocasião dos 20 anos do referendo.

No texto divulgado pelo gabinete do chefe do Executivo pode ainda ler-se que Matan Ruak recordou o dia 30 de agosto de 1999 como a data em que o povo timorense conquistou a sua liberdade, colocando um fim à luta pela independência.

“Foi um dia importante na nossa história coletiva, como povo e como nação! Esta luta não foi fácil. Muitos timorenses, com sacrifício, abnegação e heroísmo, deram a sua vida e o seu tempo para o nosso país”, relembrou.

Delegações de vários países, incluindo Portugal, estiveram presentes em Díli para as celebrações, tal como ex-funcionários da Organização das Nações Unidas e ativistas, entre outras personalidades que estiveram ligadas a Timor-Leste nessa época.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo