Timor Leste

Timor-Leste: Primeiro-ministro empossa novo Presidente da RAEOA

Taur Matan Ruak

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, empossou o antigo vice-primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, como Presidente da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno (RAEOA) numa cerimónia decorrida nesta quarta-feira, 13 de novembro, no Palácio do Governo, em Díli.

José Luís Guterres substitui assim Arsénio Bano, que assumiu funções após o final do mandato do ex-Presidente da RAEOA, Mari Alkatiri, em julho deste ano.

A proposta de Resolução do Governo em relação à nomeação do novo Presidente foi aprovada em Conselho de Ministros na reunião de 6 de novembro, “reconhecendo o mérito e a idoneidade publicamente reconhecidos pela sociedade timorense e a experiência no desempenho de cargos públicos de natureza executiva”.

Na intervenção feita após a assinatura do termo de posse, José Luís Guterres referiu que é “importante para a nação e para o povo de Oé-Cusse continuar com o desenvolvimento já iniciado e mais importante ainda é fazer crescer o rendimento das famílias rurais em todo o território de Oé-Cusse, resolver as questões básicas da vida da nossa população como a água, o saneamento, a habitação, a saúde, a rede escolar”.

O governante salientou ainda que vai dar “ênfase à produção agropecuária e às pescas, ao desenvolvimento da indústria e à criação de condições para o turismo para que o povo possa obter benefícios imediatos”, ajuntando que irá trabalhar “com o Governo Central no sentido de atrair investidores nacionais e internacionais para Oé-Cusse de modo a criar emprego e rendimento para a população”.

A RAEOA foi criada em 2014 com o objetivo de favorecer o desenvolvimento inclusivo da região, tendo dado sempre prioridade às atividades de cariz socioeconómico de promoção da qualidade de vida e bem-estar da comunidade.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo