O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, informou que enviou um documento oficial ao seu homólogo australiano, Scott Morrison, para pedir apoio a nível de recursos humanos e logística devido à subida do número de casos de Covid-19 e da presença da variante Delta no país asiático.
“As questões do combate ao novo coronavírus e da situação do sistema de saúde em Timor-Leste precisam de ser bem analisadas. Digo sinceramente aos deputados que o nosso sistema de saúde encontra-se em risco de colapso. Ontem assinei um documento para pedir a ajuda do primeiro-ministro da Austrália em termos logísticos e de recursos humanos”, partilhou Ruak durante o debate sobre o novo estado de emergência, realizado no Parlamento Nacional.
O chefe do Governo acrescentou que o Governo da Austrália tem apoiado sempre Timor-Leste, desde o início. Dois dos exemplos dados foram os da construção do laboratório nacional e da doação de vacinas.
“Provavelmente, precisaremos de mais especialistas de ventiladores. Por agora o número é suficiente, mas penso que é um risco para os nossos cidadãos”, acrescentou.
O país tem, atualmente, cerca de 3.383 infeções ativas de Covid-19.