O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, declarou que o VIII Governo Constitucional tem como objetivo transformar Timor-Leste “num país rico, forte e seguro, capaz de alcançar a modernidade e a prosperidade”.
“Estou certo de que os desafios são enormes, mas, se tivermos a confiança, a força de ânimo e a vontade firme de vencer, alcançaremos os objetivos das promessas transmitidas por sucessivos governos de transformar Timor-Leste num país rico, forte e seguro, capaz de alcançar a modernidade e a prosperidade”, declarou o governante, no âmbito da cerimónia de tomada de posse, realizada no Palácio Presidencial.
O chefe do Executivo mencionou igualmente a vontade de que o país possa atingir o patamar de uma economia de rendimento médio alto até 2030, “sem esquecer nem abandonar nenhum dos seus cidadãos”.
Apesar de Timor-Leste atravessar um período de adversidades, ajuntou, tem enfrentado com otimismo e determinação vários desafios impostos pelas catástrofes, pelos desastres naturais e pela Covid-19.