Timor Leste

Timor-Leste: Primeiro-ministro reúne-se com Governo à porta fechada

PM Timor Taur Matan Ruak

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, reuniu-se nesta quarta-feira, 20 de novembro, à porta fechada com todos os membros do Governo, sem assessores presentes. A informação foi avançada pelo ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidelis Magalhães.

Segundo a mesma fonte, o encontro à porta fechada, realizado no Palácio do Governo, em Díli, foi efetuado após a reunião ordinária do Conselho de Ministros, tendo o motivo do mesmo sido a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020.

O acontecimento ocorre numa altura em que se multiplicam debates sobre o futuro do OGE para o próximo ano, atualmente em tramitação no Parlamento Nacional, com vontade transversal das várias bancadas, incluindo do Governo, de cortarem no seu valor total.

Além dos partidos na oposição, vários deputados das bancadas da coligação do Governo querem cortar até um terço do valor da proposta do orçamento, dos atuais 1,95 mil milhões de dólares para um valor entre 1,3 e 1,6 mil milhões de dólares. Uma das questões que têm contribuído para o apoio ao corte na proposta do OGE está relacionada com a perceção de que o Executivo não tem capacidade de execução, devendo neste ano conseguir gastar apenas 70% dos 1,42 mil milhões de dólares orçamentados para 2019.

Para o Executivo, parte das dificuldades de execução deve-se ao facto de o Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, não dar posse a cerca de uma dezena de membros indigitados pelo primeiro-ministro há mais de um ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo