Timor-Leste: Projeto do novo Porto de Tibar reconhecido com prémio internacional

O projeto do novo Porto de Tibar, situado a cerca de 10 quilómetros a oeste de Díli, foi reconhecido com um prémio internacional como a melhor parceira público-privada (PPP) da Ásia e Pacífico, atribuído pela organização IJ Global.

A informação foi divulgada esta terça-feira, 09 de abril, pelos responsáveis da obra, que explicaram, através de um comunicado, que o prémio de melhor Parceria Público-privada da Ásia Pacífico foi atribuído pela IJ Global, uma organização líder mundial em infraestruturas e financiamento de projetos e que anualmente reconhece os melhores projetos setoriais.

“Este reconhecimento internacional concedido à primeira PPP desenvolvida em Timor-Leste é uma grande conquista para o Governo e um verdadeiro impulso para os próximos projetos que estão agora em preparação”, pode ler-se no documento, onde também é referido que a distinção “demonstra que o caminho feito para o desenvolvimento de projetos de PPP está dar resultado e que os objetivos estão a ser alcançados”.

Com uma duração de construção de três anos, o Porto de Tibar é o primeiro grande projeto em modelo de parceria público-privada e o maior projeto de infraestruturas de sempre neste país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para os responsáveis do projeto premiado, “a estratégia de Timor-Leste em matéria de PPP revelou-se sensata e bem-sucedida”, com os projetos a decorrerem com base “num enquadramento legal e institucional que permitiu bases sólidas para a implementação” de projetos deste tipo no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste conta com cooperação da OMS em 2022

Timor-Leste conta com cooperação da OMS em 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) em Timor-Leste informou que vai manter a cooperação com o Ministério da Saúde do…
Moçambique: PR diz que metade da população terá eletricidade em 2022

Moçambique: PR diz que metade da população terá eletricidade em 2022

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, declarou recentemente que os investimentos realizados em 2021 pelo Governo na área…
Cabo Verde apoiado por Espanha com 600 mil euros

Cabo Verde apoiado por Espanha com 600 mil euros

A Espanha vai reintegrar o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) de Cabo Verde com um financiamento de 600 mil euros…
Vacina experimental de mRNA para o HIV mostra-se promissora em animais

Vacina experimental de mRNA para o HIV mostra-se promissora em animais

Uma vacina experimental contra o HIV baseada em mRNA – a mesma tecnologia usada em duas vacinas COVID-19 altamente eficazes…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin