O projeto do novo Porto de Tibar, situado a cerca de 10 quilómetros a oeste de Díli, foi reconhecido com um prémio internacional como a melhor parceira público-privada (PPP) da Ásia e Pacífico, atribuído pela organização IJ Global.
A informação foi divulgada esta terça-feira, 09 de abril, pelos responsáveis da obra, que explicaram, através de um comunicado, que o prémio de melhor Parceria Público-privada da Ásia Pacífico foi atribuído pela IJ Global, uma organização líder mundial em infraestruturas e financiamento de projetos e que anualmente reconhece os melhores projetos setoriais.
“Este reconhecimento internacional concedido à primeira PPP desenvolvida em Timor-Leste é uma grande conquista para o Governo e um verdadeiro impulso para os próximos projetos que estão agora em preparação”, pode ler-se no documento, onde também é referido que a distinção “demonstra que o caminho feito para o desenvolvimento de projetos de PPP está dar resultado e que os objetivos estão a ser alcançados”.
Com uma duração de construção de três anos, o Porto de Tibar é o primeiro grande projeto em modelo de parceria público-privada e o maior projeto de infraestruturas de sempre neste país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Para os responsáveis do projeto premiado, “a estratégia de Timor-Leste em matéria de PPP revelou-se sensata e bem-sucedida”, com os projetos a decorrerem com base “num enquadramento legal e institucional que permitiu bases sólidas para a implementação” de projetos deste tipo no país.