Timor-Leste quer continuar na categoria de países menos desenvolvidos da ONU

O Governo de Timor-Leste diferiu o processo de saída do país da categoria dos países menos desenvolvidos da Organização das Nações Unidas (ONU). Tal ocorreu após ter analisado as vantagens e desvantagens do processo. 

“Após análise das vantagens e desvantagens da passagem para o grupo dos países em desenvolvimento e apesar de Timor-Leste já estar qualificado para este estatuto, o Conselho de Ministros deliberou diferir a graduação de Timor-Leste”pode ler-se no comunicado divulgado pelo Governo. 

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em conjunto com as linhas ministeriais relevantes, irá preparar e negociar com as Nações Unidas a extensão do processo de transição”lê-se ainda. 

De acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Adaljiza Magno, o país vai solicitar um período de transição de seis anos. Trata-se da segunda vez que o Comité de Desenvolvimento recomenda a graduação de Timor-Leste, lembrou. 

A governante explicou que o país não está preparado a nível económico para dar este passo, sendo necessária a diversificação da economia. Até lá, explicou, é importante manter o acesso a benefícios como empréstimos bonificados e a fundos da ONU, além de vantagens tarifárias no acesso ao mercado da União Europeia, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin