O Governo da Nova Zelândia informou que os setores da economia, educação e segurança em Timor-Leste vão receber apoio. Tal será feito no âmbito da assistência do Governo timorense no desenvolvimento da economia, recursos humanos e policiamento comunitário.
“A Nova Zelândia e o Executivo timorense vão continuar a discutir a cooperação entre os dois Estados, principalmente sobre a continuidade do nosso apoio nos próximos cinco anos ao desenvolvimento dos recursos humanos, particularmente no setor da educação, crescimento, económico, incluindo a exportação de produtos agrícolas, aquacultura, turismo e desenvolvimento de pequenas empresas, bem como a segurança na comunidade”, partilhou o Embaixador da Nova Zelândia em Timor-Leste, Philip Hewitt.
Ainda segundo o diplomata, o Governo neozelandês reitera o compromisso de melhorar os recursos da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL). “Estamos na fase de discussão sobre a continuidade do apoio à PNTL nos próximos cinco anos, principalmente na área da resolução de conflitos a nível local”, esclareceu.
A Nova Zelândia é um dos parceiros essenciais da PNTL. Foi através da cooperação com The Asia Foundation (TAF) que ambas conseguiram criar o Conselho de Policiamento Comunitário, apoiando o acesso à justiça e melhorando os conhecimentos dos membros da PNTL.