O Governo do Japão anunciou que vai apoiar o ministério da Justiça de Timor-Leste com 2,5 milhões de dólares norte-americanos. O objetivo é proceder assim à implementação do projeto de desenvolvimento do Sistema de Registo e Certidões de Nascimento no país.
Esse projeto será então financiado pelo Governo japonês através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Timor-Leste.
“Este registo é de extrema importância. O Estado tem a obrigação de efetuar a identificação de cada criança no sentido de lhe dar acesso a serviços sociais básicos, como cuidados de saúde, educação e segurança social”, declarou o embaixador do Japão, Masami Kinefuchi.
A afirmação foi feita no discurso realizado no edifício do Notariado, em Colmera. “O apoio do Governo timorense visa fazer subir a taxa do registo das crianças com menos de cinco anos”, explicou.
Para o diplomata, a taxa do registo de nascimento é reveladora da incapacidade do país em registar todas as crianças. Como tal, o Executivo quer ajudar a desenvolver o sistema.
Por sua vez, o ministro timorense da Justiça, Manuel Cárceres, agradeceu ao Governo japonês e à UNICEF o apoio ao país que representa.