O Governo japonês doou 100 mil dólares norte-americanos (86 mil euros) a Timor-Leste para promover a participação do sexo feminino nas eleições. Tal foi feito através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ONU Mulheres.
“Timor-Leste regista um progresso notável na promoção da participação das mulheres na vida política, a nível nacional, nos últimos anos”, observou a representante residente do PNUD em Timor-Leste, Munkhtuya Altangerel, através de uma nota de imprensa.
No entanto, realçou também que o país enfrenta “ainda muitos desafios, tais como estereótipos e preconceitos baseados no género – profundamente enraizados na sociedade – normas sociais e culturais injustas, falta de apoio familiar e comunitário, acesso limitado à rede política e falta de apoio adequado no desenvolvimento das competências”.
O documento menciona o facto de a crise global causada pela pandemia da Covid-19 ter vindo a afetar ainda mais a situação das mulheres. Neste âmbito, o fundo de apoio visa garantir a segurança pública durante o processo democrático e fortalecer a voz das mulheres e grupos marginalizados em cargos de tomada de decisão depois da recuperação da crise e do regresso à normalidade.