Timor-Leste recorre a orçamento suplementar para responder à crise

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruakinformou que o Governo está a preparar com urgência um orçamento suplementar para reforçar as respostas à pandemia da Covid-19. Tal é feito a nível de combate à doença ainda para apoios sociais e económicos. 

“Precisamos de um orçamento suplementar. O Governo preparou o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021 a pensar na recuperação económica, com a previsão de menos casos. Só que infelizmente a situação mudou e precisamos de dinheiro para responder a isso”, declarou. 

Também segundo o chefe do Executivo, o documento em questão envolve diversas questões, entre as quais a do “reforço do Fundo Covid-19 e o apoio a grupos da linha da frente e às equipas no terreno para que continuem a trabalhar”. 

“É preciso apoio logístico para que quando saem ao terreno não haja problemas e possam trabalhar melhor”afirmou, referindo a necessidade de alargar esse reforço para responder em vários municípios do país. 

É igualmente necessário, prosseguiu, um “orçamento adicional” para a “intervenção económica e social e o apoio humanitário que é necessário” no momento atual. 

“Dei instruções aos Ministério das Finanças, Coordenador dos Assuntos Económicos, Solidariedade Social e Inclusão e Saúde para preparar programas e iniciativas que possam permitir canalizar apoio aos cidadãos”realçou. 

O orçamento adicional vai permitir intensificar a questão da vacinação, um processo que “não é fácil”, mas no qual o Governo continua a trabalhar, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin