O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, informou que o Governo está a preparar com urgência um orçamento suplementar para reforçar as respostas à pandemia da Covid-19. Tal é feito a nível de combate à doença e ainda para apoios sociais e económicos.
“Precisamos de um orçamento suplementar. O Governo preparou o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021 a pensar na recuperação económica, com a previsão de menos casos. Só que infelizmente a situação mudou e precisamos de dinheiro para responder a isso”, declarou.
Também segundo o chefe do Executivo, o documento em questão envolve diversas questões, entre as quais a do “reforço do Fundo Covid-19 e o apoio a grupos da linha da frente e às equipas no terreno para que continuem a trabalhar”.
“É preciso apoio logístico para que quando saem ao terreno não haja problemas e possam trabalhar melhor”, afirmou, referindo a necessidade de alargar esse reforço para responder em vários municípios do país.
É igualmente necessário, prosseguiu, um “orçamento adicional” para a “intervenção económica e social e o apoio humanitário que é necessário” no momento atual.
“Dei instruções aos Ministério das Finanças, Coordenador dos Assuntos Económicos, Solidariedade Social e Inclusão e Saúde para preparar programas e iniciativas que possam permitir canalizar apoio aos cidadãos”, realçou.
O orçamento adicional vai permitir intensificar a questão da vacinação, um processo que “não é fácil”, mas no qual o Governo continua a trabalhar, concluiu.