O ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste, Longuinhos dos Santos, anunciou que o ministério que representa recebeu, até ao momento, dados de 63.523 alunos universitários que terão então acesso ao apoio de Internet gratuita e à isenção de propinas.
Ainda de acordo com o governante, faltam alguns dados de outras instituições. No entanto, o prazo de entrega já acabou na passada quarta-feira, 19 de maio.
Assim, mesmo sem todos os dados entregues no prazo estipulado, a proposta acabou por ser entregue ao Ministério das Finanças com o número obtido até ao momento. Dessa forma, deu-se início ao processo do apoio através do Fundo Covid-19.
Recorde-se que o Orçamento Retificativo já conta com Internet grátis para os estudantes dos municípios afetados pela Covid-19. O Ministério da Educação, Juventude e Desporto de Timor-Leste prevê na proposta do referido orçamento cerca de três milhões de dólares norte-americanos (2.557.890 euros) para serem aplicados no apoio a esses alunos.
A Internet será usada nas aulas online, uma vez que as escolas dos locais afetados permanecem encerradas. Neste âmbito, o ministro da Educação, Armindo Maia, declarou que o ministério que representa preparou um programa, ‘Escola em Casa’, para os alunos estudarem os conteúdos online.