Timor Leste

Timor-Leste: Ruak diz que país teve resposta “eficaz e decisiva” à Covid-19

Primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak
Taur Matan Ruak

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, afirmou que o país respondeu de maneira “eficaz e decisiva” à Covid-19. Tal foi feito, lembrou, através de medidas sanitárias, de proteção e de apoio económico que permitiram a este território asiático ficar livre da doença.

“O nosso Governo e o nosso Parlamento Nacional tomaram decisões ousadas e abrangentes em tempo recorde. Protegemos as nossas fronteiras. O nosso povo uniu-se”, realçou em Díli.

“Quando o nosso futuro coletivo foi posto em causa, conseguimos dar uma resposta conjunta e coordenada, que nos permitiu superar algumas das piores ameaças da pandemia. Por enquanto, de muitas formas, a vida continua normalmente”, acrescentou.

As declarações foram feitas no arranque do debate na generalidade, tendo o governante referido igualmente que o Governo mobilizou mais de 220 milhões de dólares (183,7 milhões de euros) para responder à Covid-19. Dessa quantia, 92 milhões de dólares (76,8 milhões de euros) destinaram-se a “medidas imediatas de resposta económica”.

Ruak recordou também a resposta a nível de gabinete de crise, do sistema de quarentena, testes, rastreios e localização e do reforço do sistema de saúde, incluindo o apoio adicional aos profissionais de saúde e trabalhadores da linha da frente.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo