Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de Estado para os Assuntos dos Combatentes da Libertação Nacional, Gil da Costa ‘Oan Soru’. O governante acusa-o de deslealdade. 

“Nas últimas semanas, tenho tido conhecimento de notícias com declarações públicas de vossa excelência, alterando substancialmente a realidade. Têm minimizado a capacidade do Governo para enfrentar as dificuldades sentidas pelas populações e pelo país”, escreveu Ruak num comunicado, divulgado pela “Tatoli” nesta segunda-feira, 14 de março. 

Lê-se ainda que, sempre que forem verificadas “declarações públicas que colocam em causa a solidariedade e a lealdade institucionais”, todos os membros do Governo devem unir-se “numa atitude de humildade democrática e empenho na busca de soluções construtivas”

O objetivo disso consiste em “ultrapassar os desafios do desenvolvimento que tem pela frente, num momento importante em que enfrentamos os impactos económicos e sociais deixados pela pandemia da Covid-19 e agravados pelos desastres naturais”

O chefe do Governo disse sentir “profunda desilusão e tristeza pelas suas opções recentes que, quebrando a confiança concedida, colocam também em causa a responsabilidade depositada como membro do Oitavo Governo Constitucional”

Em reação ao sucedido, Oan Soru confirmou que recebeu uma carta de exoneração por parte do primeiro-ministro. “Quero agradecer ao chefe do Governo pela sua generosidade em me exonerar. Obrigado pela sua decisão”, respondeu. 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…