Timor-Leste: Saldo do FP desce 818 milhões de dólares em dois meses

O saldo do Fundo Petrolífero (FP) de Timor-Leste caiu 818 milhões de dólares (728,5 milhões de euros) entre 01 de fevereiro e 31 de março deste ano, de acordo com o Banco Central.

O balanço feito pela entidade financeira indica que a 31 de março o saldo do FP, principal fonte de rendimento do Estado, era de 17,029 mil milhões de dólares (cerca de 15,5 mil milhões de euros), tendo no final de janeiro sido de 17.847 milhões de dólares (16.245 milhões de euros).

A descida de cerca de 4,6% no valor do fundo deve-se ao comportamento dos mercados internacionais no investimento, uma vez que, até ao final de março, o Governo não fez qualquer levantamento para a conta do Tesouro.

As bolsas internacionais têm sido afetadas pelos efeitos da Covid-19, uma pandemia que faz com que, ainda neste mês de abril, o Governo possa pedir a transferência de até 250 milhões de dólares (cerca de 228 milhões de euros) do FP para reforço do tesouro e combate ao surto vindo da China.

O Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, já promulgou o decreto do Parlamento que autorizou este levantamento. Do valor total, 150 milhões de dólares (137,94 milhões de euros) serão investidos no “financiamento de medidas de prevenção e combate à Covid-19″ e o restante irá para o reforço da Conta Geral do Tesouro.

Os fundos para o novo coronavírus destinam-se à compra de medicamentos, material e equipamento médico, preparação de instalações para quarentena e isolamento, formação e operacionalização de funcionários de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin