Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Timor-Leste: SEA quer substituição de produtos proibidos em 2021

O Secretário de Estado do Ambiente (SEA) de Timor-Leste, Demétrio do Amaral de Carvalho, afirmou que as empresas envolvidas em atividades económicas devem levar a cabo em 2021 a substituição de todo o material proibido pela Secretaria de Estado do Ambiente. 

“As entidades de negócios nos mercados tradicionais e lojas que ainda utilizam sacos plásticos deverão procurar substituí-los por outros que sejam recicláveis porque, a partir de 23 de janeiro de 2021, a SEA efetuará operações de fiscalização às lojas, supermercados, distribuidor de sacos de plástico e mercados tradicionais. Peço-vos que colaborem no combate aos sacos de plástico, porque estragam o ambiente e a nossa saúde”, declarou. 

Segundo o Decreto-Lei n.º 37/2020 sobre a Alienação, Importação e Produção de Sacos, Embalagens e outros Objetos de Plástico, a Secretaria de Estado do Ambiente, enquanto autoridade superior ambiental, emitiu uma diretiva às entidades comerciantes onde anunciou diversos pontos fundamentais para serem levados a cabo os mecanismos de substituição dos sacos plásticos de uso único até 23 de janeiro de 2021. 

O mesmo decreto menciona igualmente que entre 28 de outubro, data da emissão da diretiva, e 23 de janeiro do próximo ano as lojas e as distribuidoras vão estar estritamente proibidas de vender embalagens de uso único para refeições e bebidas em Timor-Leste. 

A mesma regra é aplicada às garrafas de água de plástico até 600 mililitros, uma medida que impede aos importadores, distribuidores e lojistas de realizarem a venda ou até mesmo a produção das mesmas. 

Caberá à Secretaria de Estado do Ambiente fazer a 24 de janeiro de 2021 uma operação de fiscalização a todas as superfícies comerciais para verificar se os operadores económicos cometeram ou não eventuais infrações em conformidade com os artigos 41.º e 42.º. Se forem identificados produtos ilegais, ou seja, que não cumpram com as normas, serão apreendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola foi eleita para presidir, em 2022, a presidência da Organização dos Produtores Africanos de Petróleo (APPO, sigla em inglês),…
Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula-se com a inscrição das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural…
Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

A Espanha estendeu até 29 de dezembro as restrições da entrada no país de voos de nove países da África…
Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Em Moçambique, uma mulher de 32 anos de idade está detida na 2 esquadra da Polícia da República de Moçambique(PRM)…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin