Timor-Leste: Secretário-geral do PD mostra-se confiante na reunião com Lu-Olo

O secretário-geral do Partido Democrático (PD) disse estar confiante em relação à reunião marcada para esta sexta-feira, 06 de março, entre a nova coligação de maioria parlamentar e o Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo. 

Para António da Conceição o encontro será positivo e poderá dar uma esperança renovada ao povo timorense em relação à situação instável do país, que atravessa uma crise política há já alguns meses. O problema agravou-se em janeiro, devido ao chumbo do Orçamento Geral do Estado para 2020. 

Nessa reunião irão participar os dirigentes das seis forças políticas e António da Conceição, que tomará notas. A mesma servirá para apresentar a coligação e, caso o chefe de Estado o solicite, deverá ser apresentado o nome do novo primeiro-ministro indigitado, cargo atualmente desempenhado por Taur Matan Ruak, e também dos futuros membros do Executivo. 

Recorde-se que a nova aliança é liderada pelo Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, integrando 34 dos 65 deputados do Parlamento NacionalAlém de ter o apoio dos 21 deputados do CNRT, maior partido da atual coligação do Governo, conta ainda com os cinco deputados do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) e dos cinco do PD. 

Fazem igualmente parte da nova coligação os três deputados dos partidos mais pequenos no Parlamento, que são o Partido Unidade e Desenvolvimento Democrático (PUDD)Frente Mudança (FM) União Democrática Timorense (UDT). 

Entretanto, Matan Ruak está demissionário desde 24 de fevereiro e Lu-Olo continua por anunciar se aceita ou não o pedido de demissão. Após o encontro semanal entre ambos, o ainda primeiro-ministro felicitou a nova coligação, manifestando-se esperançado de que a mesma ajude a resolver a situação do país, que “precisa de um orçamento e de um programa” e não pode continuar a viver em duodécimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…