O deputado e veterano José Somotxo, de 62 anos, decidiu candidatar-se à presidência da Fretilin, maior partido em Timor-Leste. De acordo com o candidato, trata-se de “honra” e de “responder a um chamamento” de quadros e militantes da formação política.
“Como em 1975 fui chamado para lutar em defesa da liberdade e da democracia em Timor-Leste, agora vários quadros e militantes consideram que ainda tenho alguma coisa a contribuir. Este é o chamamento que estou a receber dos quadros”, explicou.
O veterano de 24 anos de luta na frente armada vai apresentar-se à presidência da Fretilin juntamente com o antigo primeiro-ministro Rui Araújo.
“Em Timor-Leste parece que os militantes e quadros de todos os partidos confiam só em uma ou duas figuras políticas que repetidamente estão ali à frente. Da parte da Fretilin, é tempo para mudar”, acrescentou.
“Trata-se de levar o partido em frente, porque se insistirmos sempre na mesma coisa estaremos a querer afundar e enterrar o partido. Em todas as revoluções tem que estar o rei para começar a revolução. Não começa só quando morre o rei”, concluiu.