Timor-Leste tem cada vez mais famílias a passar fome

O número de famílias em Timor-Leste a passarem fome tem aumentado significativamente desde a pandemia da Covid-19, uma vez que também o rendimento da maioria agravou. 

As pessoas mais afetadas são aquelas que vivem no meio rural, onde a situação já era problemática, de acordo com uma análise preliminar no país.

Segundo os dados divulgados, 81% de 1.200 famílias inquiridas reportaram que a pandemia causada pelo novo coronavírus teve um impacto negativo nas suas fontes alimentares e de rendimento”.

Cerca de 40% tiveram de recorrer a diversas alternativas para conseguirem lidar com o problema, entre as quais a redução do consumo alimentar diário.

Os números divulgados são da Avaliação Rápida de Segurança Alimentar realizada em maio em vários pontos do território timorense. A iniciativa veio do Ministério da Agricultura e Pescas e teve o apoio das organizações Oxfam, Mercy Corps, World Vision, Catholic Relief Services, ADRA e do programa de nutrição e agricultura TOMAK.

De acordo com o Programa Alimentar Mundial e o Instituto Internacional de Investigação em Política Alimentar, 265 milhões de pessoas estão atualmente à beira da fome. Tal representa mais do dobro do que na crise alimentar de 2008.

Ministério das Finanças assina acordo com PNUD

Entretanto, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério de Finanças de Timor-Leste assinam acordo para apoio em segurança alimentar. A iniciativa visa abranger mais de 25 mil pessoas afetadas pelo surto.

O acordo, financiado pelo PNUD e pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), foi assinado pelo ministro das Finanças timorense, Fernando Hanjam, e pela responsável do PNUD em Timor-Leste, Munkhtuya Altangerel.

O projeto reconhece que um dos maiores impactos da pandemia da Covid-19 ocorreu na segurança alimentar e nos meios de subsistência das populações já mais vulneráveis, sobretudo nas zonas rurais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…