Timor Leste

Timor-Leste tem de reforçar sistema de saúde para pandemias

Timor-Leste deve reforçar a capacidade do sistema de saúde. Esta é a conclusão de um relatório de análise da aplicação durante três meses do Estado de Emergência no país, devido à Covid-19.

O documento indica ainda que têm de ser melhoradas as condições socioeconómicas da população. É igualmente necessário criar uma “consciência nacional de saúde pública” para responder melhor a situações como esta pandemia.

O Parlamento timorense já debateu sobre o relatório, que tem como título “A grande estratégia de combate ao SARS-CoV-2 em Timor-Leste”. Nele pode ler-se sobre as “necessidades que importa solucionar, particularmente numa altura em que os especialistas alertam para a possibilidade de uma segunda vaga da doença”.

Entre várias recomendações consta a necessidade de viabilizar o comércio nacional e internacional e o processo de desenvolvimento nacional. Além disso, há também a possibilidade de criar um Centro Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças e de um Sistema de Alerta Nacional.

Caberá às autoridades promover exercícios de prontidão operacional em situações de crise ou calamidade pública, descentralizados pelos municípios, e promover a difusão de informação credível e de educação informal.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo